O processo do banho em uma semijóia, conhecido como galvanoplastia, é um banho físico-químico que recobre a peça com camadas de um outro metal, no caso ouro.
Quanto maior for a quantidade de milésimos de ouro usados no banho da peça, maior será a durabilidade desse produto.
A base da semijoia é uma espécie de latão. Depois, temos o metal não precioso, que pode variar de acordo com o fabricante. Ele ajuda a nivelar imperfeições da superfície da peça e as camadas variam de acordo com o modelo e proposta.
Normalmente, esse metal intermediário é o níquel, porém, ele pode ser um elemento tóxico, e algumas pessoas desenvolvem alergias — como a dermatite de contato. Nesse sentido, existem as semijoias “níquel free”, que utilizam outros materiais (como paládio, cobre ou aço cirúrgico) em sua composição, sendo consideradas peças antialérgicas.
As joias são peças únicas e têm como marca registrada a maestria artesanal de joalheiros. As semijoias, apesar de terem uma produção um pouco mais industrial, por receberem cobertura de material nobre também têm uma qualidade maior.
Por isso as peças banhadas contam com uma durabilidade superior e a um custo mais baixo em relação às joias. Assim, quem adquire essas peças consegue garantir a qualidade semelhante à de uma joia, mas a um preço mais democrático, com chances de ter mais peças para poder variar nos looks.
As semijoias têm uma garantia que varia de acordo com o fabricante — na Lys Semijoias, por exemplo, seis meses — contra defeitos de fábrica ou cobertura. No entanto, por mais que você tenha esse resguardo, elas pedem alguns cuidados:
Elas não entram na categoria de joias por serem pedras artificiais, ou seja, pedras produzidas pelo homem e não pela natureza. Porém, por serem muito semelhantes esteticamente aos diamantes, as zircônias são muito vistas em semijoias.
o água corrente;
o escova de dentes com cerdas macias (pode ser uma antiga, já usada);
o sabão de coco ou detergente de cozinha neutro;
o guardanapo de papel;
o secador de cabelos (opcional);
o e uma flanela seca.
o Passo 1: Molhe a escova de dentes com água da torneira e pingue um pouquinho de detergente neutro em suas cerdas. Se estiver usando sabão de coco, basta passar as cerdas molhadas na barra de sabão para pegar um pouquinho dele com a escova.
o Passo 2: Com a semijoia seca mesmo, você deverá esfregar com a escova de dentes para limpar cada ponto de sua superfície. Se existirem áreas com maior sujeira, concentre-se nelas e esfregue até que a semijoia esteja completamente limpa.
o Passo 3: Quando finalizar a limpeza com a escova, coloque a peça em água corrente e enxágue bem, certificando-se de que não ficou nenhum resquício de espuma na peça.
o Passo 4: Feito isso, você deverá secar a sua semijoia. Para isso, você poderá usar o guardanapo de papel e usá-lo por toda a superfície da peça para absorver completamente a água.
Se tiver um secador de cabelos ao alcance das mãos, esse processo fica ainda mais fácil. Basta acionar o modo frio do equipamento e utilizar o vento para secar completamente a peça.
O importante aqui é garantir que toda a água seja eliminada da peça, deixando-a completamente sequinha, ok?
o Passo 5: Por fim, o último passo é lustrar a sua semijoia para deixá-la cheia de brilho. Para isso, você usará a flanela seca e vai esfregá-la por toda a superfície do seu brinco, anel, pulseira, colar e qualquer outra jóia, até que esteja satisfeita com o brilho conseguido.
Dica de ouro: A nossa recomendação é que você faça essa limpeza quinzenalmente, pois assim as peças não acumulam tanta sujeira e podem ficar lindas e conservadas por muito mais tempo. Coloca aquele lembrete nos alarmes do celular que não tem erro!